A história da fonte Baskerville

O que são fontes e famílias tipográficas?

    As fontes são conjuntos de caracteres que podem corresponder a letras, símbolos ou números e são armazenadas em ficheiros de fontes, onde são descritas as suas características físicas, ou seja, como vão ser visualizadas no ecrã e impressas. Elas também são identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias. Designa-se por família um agrupamento de caracteres, cujos traços são semelhantes, isto é, com características e detalhes idênticos que se repetem por todos eles como, por exemplo, Arial, Times New Roman, Baskerville, Symbol, Comic Sans, etc.

Fonte tipográfica: Baskerville

    Baskerville é uma fonte tipográfica com serifa que foi criada na década de 1750 por John Baskerville. 



    Esta fonte aumentou o contraste entre traços grossos e finos comparado aos designs anteriores populares na Grã-Bretanha, tornando as serifas mais nítidas e afiladas, e mudou o eixo das letras arredondadas para uma posição mais vertical. Os traços curvos são mais circulares e os caracteres se tornam mais regulares. Estas mudanças foram influenciadas pela caligrafia que o criador havia aprendido em jovem. 

                                                           (John Baskerville)

    Os tipos de letra de Baskerville permanecem muito populares no design de livros e há muitos "revivals" modernos, que frequentemente adicionam recursos como negrito que não existiam na época de Baskerville.

    A fonte de Baskerville fazia parte de um ambicioso projeto de criar livros da maior qualidade possível. Baskerville era um rico industrial, que começou sua carreira como escritor (professor de caligrafia) e entalhador de lápides, antes de fazer fortuna como fabricante de produtos de laca envernizada. Em uma época em que os livros na Inglaterra eram geralmente impressos em um padrão baixo, usando fontes de design conservador, Baskerville procurou oferecer livros criados com métodos de impressão de alta qualidade do que qualquer outro, usando impressoras de nível cuidadosamente feitas e uma tinta de alta qualidade e papel muito liso prensado após a impressão até obter um acabamento brilhante e vitrificado. 

    Após o lançamento desta fonte, os contemporâneos do criador da fonte ficaram perturbados por inveja e afirmaram que os contrastes gritantes prejudicavam os olhos.



Webgrafia:
-https://en.wikipedia.org/wiki/Baskerville
-https://raw.githubusercontent.com/JemmaEagleson/john-baskerville/gh-pages/images/Baskerville-Font.png
-https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/8b/John_Baskerville_%281706%E2%80%931775%29_by_James_Millar.jpeg/220px-John_Baskerville_%281706%E2%80%931775%29_by_James_Millar.jpeg

Comentários

Mensagens populares