Cidadania Digital

    Atualmente, o mundo está perante uma sociedade globalizada, a comunicação a longas distâncias tornou-se normal graças a serviços como a internet. Muitas pessoas estão conectadas à rede ao mesmo tempo e devido a isso é preciso uma "cidadania digital".

    A cidadania digital nada mais é do que o direito de usar os recursos tecnológicos, mas de forma responsável, justa e honesta e respeitosa perante os outros utilizadores. Cidadania digital está inteiramente conectado a nove elementos: etiqueta digital, lei digital, comunicação digital, direito e responsabilidade digital, literacia digital, acesso digital, saúde e bem-estar digital, comércio digital, segurança digital.



    A tecnologia está bastante evoluída comparada a antigamente e os diferentes elementos da cidadania digital foram evoluindo também, principalmente a lei digital e a segurança digital. A lei digital são as normas, direitos e restrições que regem o uso dos diversos meios tecnológicos e a segurança digital refere-se às diferentes formas de proteger os nossos dados. Estes dois domínios têm evoluindo rapidamente, tanto por a criação de formas de nos proteger de malwares com a criação de antivírus melhores, tanto os governos que vêm criando novas leis. 

    A saúde e bem-estar digital, que é o desenvolvimento de um relacionamento estável com a tecnologia tanto fisicamente como psicologicamente, vem sendo um tema que as empresas têm-se preocupado, criando novas tecnologias que não nos prejudiquem tanto. 

    O acesso digital e a literacia digital estão muito conectadas, pois enquanto o acesso digital é a inclusão e a participação de todos os grupos sociais e étnicos, a literacia digital designa-se como a capacidade de saber usar a tecnologia, ou seja, enquanto todos devem poder usar a tecnologia, todos devem saber minimamente como ela funciona. Já o direito e responsabilidade digital são os direitos e responsabilidades conferidos a todos os utilizadores da rede.

    A comunicação digital define-se como as ações realizadas na troca de dados online e a etiqueta digital é o discernimento necessário esperado na Internet que conduz a ações íntegras e respeitosas. Outro domínio que é muito recente e tem sido bastante usado é o comércio digital, que é a compra e venda de produtos online.

    Concluindo, é fundamental que tenhamos uma cidadania digitalmente, pois online nós não somos utilizadores inidentificáveis e que nunca sairemos prejudicados pelas nossas ações, nós online somos nós próprios e somos responsabilizados por todas as nossas ações, devido a isto os noves domínios comentados anteriormente foram melhorados até este momento que vivemos.

Webgrafia:

-https://stefanini.com/pt-br/trends/artigos/cidadania-digital
-http://www.escolamobile.com.br/conviver-na-web/cidadania-digital
-http://www.maisempresas.com/2018/11/26/cidadania-digital-entenda-como-funciona/
-https://administradores.com.br/artigos/etiqueta-digital-e-vantagem-competitiva
-https://www.welivesecurity.com/br/2019/07/01/bem-estar-digital-em-busca-de-um-uso-saudavel-da-tecnologia/
-https://blogger.googleusercontent.com/img/proxy/AVvXsEg3XsKk5iQT0v3zmcO0_pn9hgjxDEQ8Dum88a5KjdgYIAfeOjr3xhhQpH8AzITF8IWWe0_tEmk7eJfLResSsZWVPiBdCh2JLhEpLdSKVUnmN2RACENjNeFKhWknb35RDArL0o3IfGupnuJiTYb-NJazuC48WlV6BTsfPmvK8PV1WACkmXToANud57ff5wci0OZXTR4_OpfQ-aPxBMAFg-_B=


Comentários

Mensagens populares